O que aconteceu por trás do Hino “Sou Feliz” de Horatio G.Spafford

Você deve estar pensando que para escrever um hino com o título de “Sou Feliz”, o autor devia ser um homem rico e estava passando por um momento maravilhoso e com tudo dando certo em sua vida, mas esta frase: “…se dor a mais forte sofrer…sou feliz com Jesus”, mostra algo totalmente diferente. Eis a verdadeira história: Horatio Gates Spafford, casou-se com uma jovem chamada Anna Tuben Larssen.
Em 1870, Horatio e Anna Spafford já tinham um filho (Chamado Horatio) e 3 filhas (chamadas Annie, Maggie e Bessie), mais tarde teria uma outra filha chamada Tanetta. Neste mesmo ano, 1870, seu filho de apenas 4 anos, morreu em consequência de uma febre muito forte e a família Spafford sofreu seu primeiro impacto.
No dia 9 de outubro de 1871 acontece um dos maiores incêndios da história dos EUA. Este incêndio matou cerca de 250 pessoas e deixando quase 90.000 pessoas desabrigadas. Horatio teve uma grande perda financeira por causa do incêndio que destruiu cerca de um terço da cidade, mesmo assim, ele e sua esposa trabalharam intensamente durante 2 anos ajudando as vítimas a reestruturarem suas vidas. Horatio era amigo do grande evangelista Dwight L. Moody, que também morava em Chicago em 1873 Horatio e sua esposa decidiram ir até a Europa, onde iriam encontrar Dwight L.Moody em uma de suas cruzadas evangelísticas. Planejavam também visitar a Europa continental. Toda a família viajou para nova York para então pegar o navio. Mas um compromisso no último momento o impediu de viajar. Então ele enviou sua esposa e suas 4 filhas na frente, no navio S.S. Ville Du Havre. Ele iria encontrá-las assim que pudesse. Então no final de novembro de 1873 o navio partiu para a Europa com a Anna, as 4 filhas do casal e mais aproximadamente 310 passageiros. E Horatio voltou para Chicago. Então acontece uma tragédia. Na madrugada do dia 22 de novembro de 1873 no Atlântico norte, o navio em que a família de Horatio estava, se chocou com um outro navio inglês e afundou em apenas 12 minutos, 226 pessoas morreram neste naufrágio, incluindo as 4 filhas de Horatio. Somente 90 pessoas sobreviveram, entre elas, Anna Spafford. Logo que chegou a um lugar seguro, após ter sido resgatada,
Anna enviou um bilhete, no dia 01 de dezembro de 1873, para seu marido com uma triste mensagem: “Salva, porém só”.
Imediatamente Horatio pegou um navio e foi ao encontro de sua esposa. Em um momento de sua viagem, Spafford foi avisado que estava passando perto do local onde suas filhas haviam morrido no acidente, e se sentiu profundamente comovido. Ele então voltou para sua cabine e começou a escrever: “Se paz a mais doce me deres gozar/ se dor a mais forte sofrer/ oh seja o que for, tu me fazes saber/ que feliz com Jesus sempre sou”
Este hino foi escrito em um momento de muita dor, mas ao mesmo tempo em um momento em que ele pode sentir o conforto da paz que está acima de todo o entendimento humano, que só Cristo pode dar.

Assim como Horatio encontrou conforto em sua fé em Jesus Cristo, podemos buscar fortalecer nossa espiritualidade por meio da oração, meditação e estudo das Escrituras. Mesmo em meio às dificuldades, podemos encontrar motivos para sermos gratos. Reconhecer as bênçãos e dádivas que recebemos em nossas vidas pode nos ajudar a manter uma perspectiva positiva. Horatio e sua esposa enfrentaram perdas devastadoras e conseguiram seguir em frente, podemos aprender a ser resilientes diante dos desafios. Isso envolve aceitar as dificuldades, adaptar-se às mudanças e encontrar forças para continuar avançando. Assim como Horatio e sua esposa dedicaram tempo e esforço para ajudar as vítimas do incêndio em Chicago, podemos procurar maneiras de apoiar e encorajar aqueles que estão passando por dificuldades ao nosso redor. Ter uma rede de apoio de amigos, familiares e colegas pode ser fundamental para enfrentar os desafios da vida. Buscar suporte emocional e compartilhar experiências com outras pessoas pode nos ajudar a lidar melhor com as adversidades.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias

pt_BRPortuguese
Verificado por MonsterInsights