“Morre aos 66 anos o cientista cristão brasileiro Adauto Lourenço, defensor do criacionismo e pioneiro na harmonia entre fé e ciência”

O renomado cientista cristão brasileiro, Adauto José Boiança Lourenço, faleceu aos 66 anos de idade devido às complicações decorrentes de um infarto ocorrido no dia 18 de Março de 2024. Adauto era reconhecido internacionalmente por sua defesa do criacionismo, buscando harmonizar fé e ciência.

A notícia do falecimento foi confirmada pelo pastor, escritor e colunista Renato Vargens, em uma postagem nas redes sociais na quinta-feira (18). Vargens expressou sua tristeza pela perda, destacando a importância de Adauto como um homem de Deus em nosso tempo.

Nascido em solo brasileiro, Adauto Lourenço deixou sua marca no cenário acadêmico internacional. Em 1990, graduou-se em Física pela Bob Jones University, na Carolina do Sul, EUA, e obteve seu mestrado em Física na Clemson University, na mesma região, em 1994. Durante seu mestrado, defendeu a tese “Inelastic Scattering of Helium from Rhodium” (ou “Dispersão Inelástica de Hélio a partir de Ródio”, em tradução livre).

Além disso, Adauto realizou pesquisas no renomado Max Planck Institut für Strömungsfurchung, em Göttingen, Alemanha, em colaboração com os doutores J. R. Manson e J. P. Toenies, em 1992. Durante o período de 1990 a 1993, concentrou suas pesquisas no Oak Ridge National Laboratory, no Tennessee, EUA, em parceria com os doutores R. J. Warmack e T. L. Ferrell.

Destacando-se também no cenário nacional, Adauto coordenou, entre 2003 e 2005, uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sobre o equipamento OX-FREE, de anticorrosão, em colaboração com o engenheiro Ary Biazotto Corte Jr.

No campo literário, Adauto foi autor de obras de destaque, como “A Igreja e o Criacionismo”, “Como tudo começou: uma introdução ao Criacionismo” e “Gênesis 1 & 2”.

A comunidade científica e religiosa lamenta profundamente a perda de Adauto Lourenço, reconhecendo seu legado e contribuições significativas para a ciência e a fé. A vida do cientista Adauto Lourenço nos ensina a importância de integrar nossa fé com nossa vida acadêmica e profissional, buscando sempre a verdade, isso nos encoraja a viver nossas vidas de maneira que honre a Deus e inspire outros a seguirem o exemplo de Cristo em todas as áreas de suas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

pt_BRPortuguese
Verificado por MonsterInsights