“O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia, e conhece os que nEle se refugiam.” (Naum 1:7)
Somos abençoados com promessas abundantes na Palavra de Deus, oferecendo-nos segurança e conforto se apenas acreditarmos e confiarmos NEle. É um caminho perigoso confiar apenas nos nossos esforços humanos limitados, negligenciando colocar a nossa confiança em Deus. Todos os que têm um papel nesta preparação significativa da obra de Deus para estes últimos dias devem aproximar-se de Deus. Quando Deus envia Seus obreiros para uma missão especial, Ele se compromete a ser um com eles, se eles forem um com Deus. Contudo, se se afastarem de Deus e tentarem realizar esta obra com as suas próprias forças, enfrentarão dificuldades e desânimo a cada passo. Temos a garantia de que, enquanto trabalhamos para o Senhor, Ele está ao nosso lado, pronto para nos ajudar e colaborar.
Seria uma grande loucura se algum de nós atribuísse o nosso sucesso a nós mesmos. Quanto mais humildemente andarmos com Deus, mais Ele se revelará a nós, capacitando-nos. O Senhor nunca pretendeu enviar Seus servos para realizar qualquer coisa para Ele em meio à oposição de Satanás e dos anjos maus, sem lhes fornecer assistência divina. A razão da nossa falta de sucesso no trabalho é a nossa confiança nos nossos próprios esforços, e não na ajuda que Deus está pronto a fornecer. É nosso privilégio reconhecer a nossa fraqueza e inutilidade e depois reivindicar a ajuda que Deus colocou à nossa disposição. Em nossa aflição, podemos dar ouvidos à Palavra e declarar, ao sentirmos o peso das almas: “Eis aqui, Senhor: Tu prometeste, e eu creio em Tua Palavra.” Essa compreensão nos capacita e eleva nosso espírito.
Precisamos aprender a nos dirigir ao nosso Pai celestial como uma criança se dirige aos seus pais terrenos. Ele diz: “Ou qual dentre vós é o homem que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou você lhe dará uma cobra se ele lhe pedir um peixe? Agora, se vocês, que são maus, sabem dar boas dádivas aos seus filhos, quanto mais o seu Pai que está nos céus dará coisas boas àqueles que Lhe pedirem?” Mateus 7:9-11.
Embora cada um dos mensageiros de Deus deva cultivar seus poderes da melhor maneira possível, eles não devem confiar nesses poderes. Façam tudo o que puderem fazer consigo mesmos e depois confiem o resto a Deus.