“em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gênesis 12.3
O Senhor Deus ao chamar Abraão, prometendo que dele faria uma grande nação lhe disse: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” e que apontava que da linhagem de Abraão nasceria o Salvador que salvaria o seu povo dos pecados deles (Mateus 1.21).
A instituição da família iniciou-se no Éden, quando Deus criou primeiro o homem e este se achava só e o Senhor fez Adão cair em sono, retirou-lhe uma costela e formou a mulher (Gênesis 2.21-22) e quando acordou ao ver sua esposa disse: “Esta, afinal, é osso do meu osso e carne de minha carne” (Gênesis 2.23).
Após a formação da mulher, a Palavra de Deus informa a instituição do casamento que é o começo de um novo núcleo familiar com a união de um homem com sua mulher, deixando seu pai e sua mãe (Gênesis 2.24).
O casamento instituído por Deus tem as seguintes características: é entre um homem e uma mulher; monogâmico; para geração de filhos e filhas (Gênesis 1.28) e deve refletir a união de Cristo com sua Igreja (Efésios 5.31-33).
Mas, não demorou muito e o inimigo de Deus, o tentador, assediou os nossos primeiros pais, Adão de Eva, e ao desobedecerem às ordens de Deus, comeram do fruto proibido e desde então a família tem passado por desajuste, e consequentemente, a sociedade sofre suas consequências, pois é formada por famílias.
Todavia, “vindo a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gálatas 4.4).
Só aqueles que já receberam a Jesus como Senhor e Salvador é que sabem a verdadeira importância de uma família ajustada, conforme a vontade de Deus.
A Deus toda Glória!
By Ivanil Marques Silva Júnior (Missionary in Brazil)