Cristianismo e Halloween

Por Missionária Karla Amorim

Hoje dia 31 de outubro se comemora nos EUA uma das festas mais prestigiadas pelos norte-americanos: o Halloween, também conhecida como o “Dia das Bruxas”. E uma das perguntas mais realizadas , principalmente por crianças e adolescentes é : cristão pode comemorar o Halloween? Alguns costumes desta celebração vão contra o que a Bíblia ensina. Ao longo desta matéria evidenciaremos alguns aspectos essenciais que todos os cristãos precisam ter conhecimento desta festividade com abordagens biblicas.

Primeiramente vamos a alguns fatos históricos, pois alguns historiadores atribuem que o Halloween foi resultado da mistura de traços de uma cultura religiosa pagã e cristã. A origem pagã do Halloween está relacionado com o Samhain, um festival dedicado a colheita e aos mortos praticados pelos celtas na antiguidade. Os celtas eram um povo que habitava as Ilhas Britânicas, além de parte da Península Ibérica e da Europa Central. O nome Halloween está relacionado com a festa pagã celta chamada “Samhain”, que significa fim do verão. Essa festa marcava o início da estação escura do inverno e era realizada por volta de 1.º de novembro. Entre os anos 700 e 800 depois de Cristo, a igreja cristã estabeleceu uma nova celebração nessa data, o Dia de Todos os Santos, o qual também era conhecido como All Hallows’. Hallow significa santo, ou aquele que é santo. A noite anterior ao dia de All Hallows’ [Todos os Santos] era conhecida como All Hallows’ Eve [Véspera de Todos os Santos]. Com o tempo, esse nome foi abreviado para All Hallow e’en e, por fim, foi encurtado para Halloween. E como cristãos sabemos que não é de hoje que o diabo tenta apossar de tudo que é de Deus. (1)

O Samhain era um momento importante da visão de mundo celta, pois eles acreditavam que durante o festival, os limites que existiam entre o mundo real e o mundo sobrenatural deixavam de existir. Assim, os celtas acreditavam que durante o Samhain, os mortos do último ano vagariam pela terra para visitar os locais que viveram e rever seus familiares. Além dos mortos, os celtas que acreditam que outros seres sobrenaturais, incluindo espíritos malignos vagariam pela terra, afinal, os limites entre o mundo real e o sobrenatural estavam suspensos. (2)

No século XIX, com uma migração maciça de irlandeses é que o Halloween chegou aos Estados Unidos. Alguns historiadores dizem que a festa não existia nos EUA no período da colonização, (principalmente que os americanos dedicavam tudo a Deus, período onde surgiu o Thanksgiving) enquanto que outros sugerem que ele existia, mas era extremamente limitada pela rigidez religiosa dos puritanos (calvinistas). Com os irlandeses, elementos de sua cultura foram levados aos Estados Unidos e depois de um certo tempo acabaram ganhando fama e transformando-se numa das maiores comemorações daquele país. (3) Atualmente, o Halloween é uma enorme festa que mobiliza em média 180 milhões de pessoas que gastam bilhões de dólares nela, e milhares de pessoas do mundo viajam para a cidade de Salem -MA, núcleo principal de todo o inicio da história do Dia das Bruxas,  para comemorar esta festividade.

Alguns fatos e curiosidades importantes sobre o Halloween, os quais se realizam durante a comemoração: (1)

  1. trick or treat”, conhecido aqui comodoces ou travessuras” : na antiguidade acredita que os celtas iam de casa em casa, orando pelos os espíritos malignos e mortos, e em troca ganhavam um bolinho ou doce como contribuição. E que estes doces seriam também consagrados ao diabo. Com o passar dos anos esta prática mudou, e as crianças começam a ir de casa em casa pedindo doces e caso não recebessem, realizariam alguma travessura.

2. abóboras:  os celtas costumavam esculpir nabos com rostos macabros para afastar os maus espíritos. Além disso, existia uma prática de colocar uma lanterna dentro do nabo e essa prática era oriunda de uma lenda irlandesa chamada “Stingy Jack”.Essa lenda fala de um irlandês chamado Jack que convidou o diabo para tomar uma bebida com ele. Ao final da bebedeira, ele convenceu o diabo a transformar-se em uma moeda para que pudesse pagar a conta. Depois de convencer o diabo, ele pegou a colocou próximo a uma cruz de prata, o que impediu que o diabo voltasse a sua forma normal. Depois ele fez um acordo com o diabo para que pudesse se libertar da forma de moeda, mas tempos depois, Jack enganou novamente o diabo. Depois de ter morrido, Jack não foi aceito no céu por ter feito um trato com o diabo e também não foi aceito no inferno por ter engano o diabo por duas vezes.Jack ficou condenado a vagar pela terra em meio a escuridão e para fazê-lo recebeu um nabo com um carvão em chamas que serviria para que ele pudesse iluminar seu caminho. Assim ficou conhecido como “Jack of the Lantern”, palavra que eventualmente se contraiu para “jack-o-lantern”. Essa é a expressão usada para referir às abóboras que são esculpidas atualmente.

3. Fantasmas, vampiros, lobisomens, bruxas e zumbis: Já por muito tempo, essas criaturas têm sido relacionadas ao mundo espiritual maligno. Referindo-se a essas criaturas como “monstros sobrenaturais fortemente relacionados com a morte, os mortos ou o medo de morrer”. 

4. Uma das principais festas dentro do satanismo:  Segundo o testemunho de algumas pessoas que praticaram o satanismo e depois se converteram ao cristianismo, o Halloween é considerada a festa mais importante para os cultos demoníacos, porque se inicia o novo ano satânico e é como uma espécie de “aniversário do diabo”. É nesta data que os grupos satânicos sacrificam os jovens e especialmente as crianças, pois são os preferidos de Deus.

É verdade que alguns não veem problema em comemorar o Halloween e acham que é só mais uma diversão. Mas as coisas que as pessoas fazem no Halloween vão contra o que a Bíblia ensina. O Halloween se baseia em crenças falsas sobre os mortos e os espíritos malignos, ou seja, os demônios. Veja como os textos bíblicos a seguir mostram o ponto de vista de Deus sobre as crenças envolvidas no Halloween: (3)

  •  “Não haja em seu meio alguém que . . . consulte espíritos ou . . . que invoque os mortos.” — (Deuteronômio 18:10, 11)

 O que esses versículos querem dizer: Tentar falar com os mortos ou até mesmo fingir que está falando com eles é algo que Deus não aprova.

 O que esse versículo quer dizer: Os mortos não estão conscientes de nada. Por isso, eles não podem entrar em contato com os vivos.

  •  “Não quero que vocês participem de nada com demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também do cálice dos demônios.” — (1 Coríntios 10:20, 21)

 O que esses versículos querem dizer: Os que querem ser amigos de Deus não devem ter nenhum contato com os demônios.

  •  “[Mantenham-se] firmes contra as artimanhas do Diabo; pois temos uma luta . . . contra as forças espirituais malignas.” — (Efésios 6:11, 12)

 O que esses versículos querem dizer: Os cristãos devem ficar longe dos espíritos maus, e não agir como se estivessem celebrando com eles.(3)

Sabemos que este tipo de comemoração não é muito bem vista e viável para a nossa espiritualidade como cristãos. Como mencionado na palavra sagrada no livro de Efésios 6: 12 – “Pois a nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de escuridão e contra as forças espirituais do mal, nos céus.” Como novas criaturas em Cristo devemos discernir sobre o mundo espiritual, em saber sobre a luta do bem contra o mal e não permanecermos adaptados as ciladas do diabo, pois a nossa vida é para honrar e glorificar a Cristo, e não compactuar com o mundo das trevas. Convido a todos que ao finalizarem essa leitura fizessem uma reflexão e principalmente uma oração com a leitura do Salmo 121 com intuito de como intercessores e filhos de Deus , movimentariamos o Reino dos Céus em concordância com o mundo espiritual para que possamos através das nossas orações invocar o nome de Cristo com poder e autoridade contra todas as trevas e proteger principalmente a nossa casa, familia e as crianças no dia de hoje e sempre. Devemos servir a Cristo e não ao diabo !

  • (1) Do livro Halloween: An American Holiday, an American History (Halloween: Um Feriado Americano, uma História Americana).
  • (2) TheLipTV. The Halloween History You Don’t Know with Prof. Wendy Fonarow. Ancient History Encyclopedia.
  • (3) O que a Bíblia diz sobre o Halloween e suas origens? www.jw.org/pt/ensinos-biblicos

11 Responses

  1. Essa prática é tão antiga e os.cristaos de antigamente não praticava por saber o significado e doutrina. Hoje tá difícil entender? Leiam a Bíblia gente e entenderemos que essa é outras práticas não edificam. Chega de querer pecar .
    Leia a Bíblia e faça o que o manual de Deus nos instruem.
    Paz do Senhor

  2. Infelizmente muitas tradições acabam se tornando um “modo correto de vida”. E infelizmente são sem fundamento na verdade que é a palavra de Deus. Fazem pela tradição mas desconhecem a verdadeira origem. Espero que essa reportagem ajude a esclarecer esse povo de suas práticas erradas.

  3. Infelizmente a luta contra satanás e diária temos bruxos andando em todos os lugares para persuadir o povo do senhor e engana a muitos por isso Rm12 ,2 não conformeis com este século

  4. No meu ponto de vista como cristão nunca comemorar esse tipo de festividade pois está invocando as intidade do mal para nossa vida isso Deus nunca agradará disso ,devemos está sempre conectado nossa fé em Cristo nosso salvador

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Advertising

Categories

Advertising
Advertising

Sign up for our newsletter

Advertising

Other news

en_USEnglish
Verified by MonsterInsights