Cristo no Centro – A Essência da Liderança Verdadeira

Pastor Benigno Bianchini
Igreja Assembleia de Deus, Brasil-MG  
30-10-2024

Necessitamos de pastores que amem a Deus acima de tudo, mais que seu próprio sucesso, buscando Sua glória e não a sua própria (João 3:30). Necessitamos de homens de fé que se dediquem com zelo ao estudo das Escrituras, trazendo ao povo alimento sólido e nutritivo que fortaleça o espírito e ilumine o caminho (2 Timóteo 2:15). Necessitamos de pastores que conheçam o íntimo do Senhor pela oração constante e sejam exemplos vivos de piedade, guiando o rebanho com amor e verdade (1 Timóteo 4:12).

É essencial que tenhamos pastores prontos a dar sua vida pelo rebanho, em vez de explorar as ovelhas; que, como o Bom Pastor, sigam o exemplo de Cristo, que “deu sua vida pelas ovelhas” (João 10:11). Necessitamos de pastores corajosos, que se mantenham firmes em suas convicções, dizendo “não” ao que desvia da Verdade e “sim” ao que agrada a Deus, mesmo quando isso significa ir contra a multidão (1 Coríntios 16:13).

Hoje, vemos o desafio do pragmatismo e da tentação do sucesso fácil, mas necessitamos de pastores que não vendam suas consciências por glória passageira nem se dobrem diante do poder financeiro, pois “melhor é o pouco com justiça do que a abundância com injustiça” (Provérbios 16:8). Necessitamos de pastores fiéis à Palavra, mais interessados em agradar a Deus do que em obter popularidade (Gálatas 1:10). Necessitamos de homens quebrantados, humildes de coração, que não busquem ser estrelas, pois em meio ao rebanho de Cristo, há espaço apenas para que brilhe o Sol da Justiça (Malaquias 4:2).

Vivemos um tempo em que há muitos “astros” no cenário da igreja brasileira, líderes que preferem os holofotes e o aplauso à humilde liderança espiritual. Mas recordemos que as estrelas só brilham onde o Sol não resplandece. Onde o Sol da Justiça está presente, o brilho humano perde sua importância. Deus não divide Sua glória com ninguém (Isaías 42:8). Em Sua casa, somente Jesus deve ser exaltado, pois toda glória dada ao homem é vazia e a vanglória é uma afronta ao Senhor (1 Coríntios 1:31).

É chegada a hora de sermos reconhecidos como homens de Deus, assim como Elias e Eliseu, cuja presença trazia o temor e a reverência do Senhor onde quer que estivessem (2 Reis 2:15). É chegada a hora de que as pessoas saibam que, na cidade onde habitamos, há homens de Deus tão íntegros e irrepreensíveis quanto Samuel, confiáveis em toda palavra e ação (1 Samuel 3:19-20). É chegada a hora de nossa voz ecoar a Palavra de Deus com autoridade e pureza, para que as pessoas testemunhem que, em nossa boca, a verdade de Deus é viva e eficaz (Jeremias 1:9).

É chegada a hora de sermos como Paulo, pregando com lágrimas e unção, seja em tempos de liberdade ou encarceramento, em abundância ou escassez, na saúde ou em meio aos espinhos que ferem a carne, mas fortalecem o espírito (Atos 20:19; 2 Coríntios 12:7-10). Que sejamos, como Pedro, pastores que não comercializam a graça de Deus, que rejeitam ofertas hipócritas e, mesmo sem prata e ouro, permitem que o poder do Altíssimo realize maravilhas por meio de suas vidas (Atos 3:6; Atos 8:20).

É chegada a hora de sermos pastores com a coragem de João Batista, prontos a entregar a vida se necessário, mas jamais a negociar os valores e os absolutos de Deus em nosso ministério (Mateus 14:3-4). E é chegada a hora de imitarmos o supremo Pastor das ovelhas, Jesus Cristo, que, manso e humilde de coração, amou as Suas ovelhas até o fim e deu Sua própria vida por elas (João 10:11; Mateus 11:29).

Que o Senhor nos conceda pastores segundo o Seu coração (Jeremias 3:15), para que nossa geração experimente o verdadeiro poder do Evangelho e conheça o amor de Deus por meio de servos fiéis, destemidos e consagrados. Que sejamos aqueles que refletem a glória de Cristo, jamais buscando nossa própria, pois a honra pertence unicamente a Ele, o Príncipe da Paz e Rei eterno.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Advertising

Categories

Advertising
Advertising

Sign up for our newsletter

Advertising

Other news

en_USEnglish
Verified by MonsterInsights