“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40:31
Você se sente constantemente cansado? Sente-se cansado após pequenos exercícios? A disposição física é o melhor recurso contra o cansaço quando causado pela frustração, aborrecimento ou trabalho excessivo. Muitos, embora, não sofram de nenhuma doença específica, estão longe de ter uma saúde perfeita. Eles vivem à beira de doenças na maior parte de suas vidas, resignando-se a dores, tensões, cansaço e obesidade.
O movimento tem sido intrinsecamente ligado a saúde, bem-estar e sobrevivência ao longo da existência humana. Atualmente, não necessitamos nos movimentar ou gastar energia para a sobrevivência ou em busca de alimento como antigamente, porém, a antiga conexão entre movimento e metabolismo permanece impressa em nossa função fisiológica. Os sistemas neurológicos e muscular são construídos como uma unidade e não podem ser separados, pois para cada movimento específico, o cérebro tem um padrão codificado e ensaiado de disparo neurológico traduzido em movimento físico.
O corpo humano foi criado para ser ativo e estar em movimento e a atividade física ajuda a nos prevenir de doenças crônicas como a pressão alta, excesso de peso, doenças da artéria e do coração.
O CORPO HUMANO
- Um músculo consiste em um feixe de fibras, e cada fibra é aproximadamente do tamanho de um fio de cabelo.
- Esta fibra é capaz de suportar mil vezes o seu próprio peso. Esta pode contrair-se e relaxar-se. A energia dessa fibra vem da alimentação.
- A contração ou relaxamento dos músculos pode aumentar a corrente sanguínea ate vinte vezes.
- Isto significa um grande fornecimento de nutrientes e oxigênio através de todo o organismo
- O coração, que é do tamanho de uma mão fechada, é o músculo mais forte e mais resistente do nosso corpo.
- Como qualquer outro músculo, o coração se torna forte com exercícios.
- A proporção de ataques cardíacos em pessoas inativas é duas vezes mais do que nas pessoas fisicamente ativas.
- Exercícios físicos frequentes aumentam o número e tamanho dos vasos sanguíneos, consequentemente mais oxigênio para as células do corpo.
O exercício físico e o meio mais eficaz de aumentar a disponibilidade de oxigênio para cada célula do corpo mantendo o corpo em um meio alcalino. O corpo funciona através de um equilíbrio preciso, e esse equilíbrio precisa ser mantido através do exercício físico. O exercício aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e o metabolismo e, portanto, afeta tanto o humor quanto a função cognitiva, prevenindo contra a depressão, ansiedade e autoestima.
O VALOR DO EXERCÍCIO
- Caminhar deve ser visto como uma necessidade diária e não como um exercício.
- A saúde não pode ser preservada, a não ser que alguma parte de cada dia seja dedicada a atividade muscular ao ar livre.
- Caminhar não só queima calorias, mas também tem efeitos restauradores e relaxantes.
- O exercício aeróbico pode ser o melhor para a manutenção do peso e não o mais ideal para a perda de peso, mas é uma estratégia preventiva para doenças cardiovasculares. A atividade aeróbica deve ser considerada para não ultrapassar a intensidade e duração excessivas que podem ser perigosos.
- Um programa de exercícios HIIT (High-Intensity Interval Training) feito 3x/semana por 20 a 40 minutos fornece benefício de condicionamento cardíaco e melhores resultados de perda de peso.
OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO
- Fortalece e desenvolve os músculos.
- Reduz a tensão e o esgotamento.
- Promove o condicionamento cardíaco e diminui pressão arterial.
- Promove a perda de peso.
- Diminui o colesterol e triglicérides (gordura) no sangue.
- Melhora o desempenho pulmonar
- Reduz a rigidez das articulações.
- Auxilia e melhora a digestão, pois controla o apetite através do cérebro (“brain’s appestat’).
- O exercício melhora a memória e a função cerebral por aumentar a neurotransmissão, bem como a síntese de mielina, prevenindo doenças como TDAH, demência, Alzheimer e outros transtornos mentais.
Além de todas essas vantagens, o exercício físico ajudará a você parecer melhor, sentir-se melhor, e gostar de seu trabalho, família e amigos.
A PRÁTICA DO EXERCÍCIO
Comece os exercícios vagarosamente, aumentando-os gradualmente (procure sempre um acompanhamento médico profissional antes de iniciar qualquer atividade física, se esta nunca fez parte do seu cotidiano). Os exercícios devem incluir três partes básicas:
- Cinco minutos de aquecimento.
- Um período de atividades aeróbica ou vigorosa, tal como: caminhada, jogos, ciclismo, natação, corrida. Isto deveria levar, pelo menos 20 minutos.
- Um período de exercício leve, praticando os últimos exercícios com menor vigor.
Devem-se fazer exercícios pelo menos três vezes por semana e duração de 30 minutos e escolher um exercício do qual gosta e fazê-lo regularmente.
CONCLUSION:
Mais importante que o exercício físico é o exercício espiritual.
“Enchei o coração com as palavras de Deus. Nosso corpo é formado pelo que comemos e bebemos; e como se dá na vida natural, assim também na espiritual. Nada há mais apropriado para fortalecer o intelecto do que o estudo das Escrituras”.