A ceia com o Senhor

A ceia era um tipo de refeição em que os trabalhadores do agro recebiam pão após um dia de trabalho, portando, a última. A ceia hoje tomou outro significado e está relacionada com ocasião especial em que é servido um grande banquete com várias iguarias, e a mais realizada é a de Natal que acontece todo ano, dia 24 à noite, na véspera. A Palavra de Deus, à semelhança dos trabalhadores que faziam a última refeição, nos informa que Jesus fez a última ceia com seus discípulos, ato este que iniciou a Nova Aliança, na qual Jesus serviu pão e vinho e que nos traz grandes significados: Primeiro, assim como na velha aliança, quando da libertação do povo de Israel do Egito para levá-lo à terra prometida, O Senhor Deus instituiu a Páscoa, o povo que estava de saída, na noite anterior, comeu os pães asmos (sem fermento) e as ervas amargas, agora Jesus serve pão, que simboliza o seu corpo e o vinho, que simboliza o seu sangue; Segundo, o significado do pão, que substitui as ervas amargas, que representava o sofrimento da escravidão do povo de Israel pelos egipicios – por isso o nome “amargo”, Cristo se deu por nós e assumiu o nosso sofrimento e morte de cruz que, aconteceria no dia seguinte. Que amor! que renuncia! O profeta Isaías disse: “ ele tomou nossas enfermidades… o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele (Is 53.1) ; Terceiro, O vinho, simbolizando o sangue de Jesus, que foi derramado em favor de muitos para remissão de pecados e o apóstolo João se expressou: “…O sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado” (1Jo.7) ; Quarto, Jesus afirmou que devemos anunciar sua morte e nos fez a promessa de que no reino de seu Pai, haverá uma grande Ceia em que beberemos novamente com Ele. Por último, a ceia representa aliança, pacto e deve ser realizada entre Deus e o Pecador, por meio de Jesus. A oferta é para todos: “ Bebei dele todos” . Estar ou não na Ceia com o Senhor, no reino de seu Pai, depende de como você receberá a mensagem do Evangelho. Jesus diz: “ Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20) .

Texto Bíblico básico Mateus 26. 26-30

Texto escrito por Ivanil Marques Silva Junior

Rebeca Maia Student KPCA Northwestern Semininary Presbiteryran

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias

pt_BRPortuguese
Verificado por MonsterInsights