A água é elemento tão necessário à vida que o próprio Deus a usou para ilustrar Sua preocupação com a humanidade, dizendo: “…E que aquele que tem sede, venha; e aquele que quiser, que tome gratuitamente da água da vida”. Apocalipse 22:17
Antigamente, os tratamentos com água consistiam em hidroterapia (técnicas de banho terapêutico e utilização da água), balneoterapia (banhos terapêuticos em fontes medicinais e termais) e talassoterapia (aproveitamento terapêutico de banhos de mar e produtos marinhos) e estes tratamentos continuam a ser utilizados até os dias de hoje. Embora a sua utilização no mundo tenha diminuído, os fatores deste declínio são a falta de financiamento para estudos científicos que comprovem sua eficácia e a alta demanda de disponibilidade dos medicamentos alopáticos. Na sociedade antiga, os fatores subjacentes às propriedades curativas eficazes da água podem ter sido ignorados e os seus benefícios atribuídos a fontes divinas. Contudo, a ciência moderna, desde o século XIX até ao presente, isolou na água os fatores que têm propriedades benéficas para a saúde.
De acordo com um artigo recente sobre as qualidades medicinais da água, ‘a água perde apenas para o ar como nosso mais importante componente corporal’.
Cerca de 81% da corrente sanguínea é água e quando toxinas entram no corpo, a urina (95% água) ou suor (99% água), geralmente transporta estas toxinas para fora. O tratamento natural com água pode interagir com o corpo para criar um meio que seja “insuperável em sua capacidade de curar ‘. Três usos principais da água como meio de tratamento podem ser distinguidos como: hidroterapia, balneoterapia e talassoterapia.
O VALOR DA ÁGUA
A água é o principal componente químico do seu corpo e representa cerca de 50% a 70% do seu peso corporal. Seu corpo depende da água para sobreviver.
Qual a quantidade de água que devo beber? É comumente recomendado que você beba oito copos de água de 8-ounce (237 mL) por dia (a regra 8×8). Embora a regra diária de 8 copos por dia seja para pessoas geralmente saudáveis, essa quantidade difere com base na quantidade de água que ingerem, sendo de outras bebidas e de fontes alimentares. Além disso, certas condições de saúde, medicamentos, nível de atividade e temperatura ambiente influenciam na ingestão diária total de água.
Infelizmente, muitos de nós não bebemos o suficiente, especialmente os adultos mais velhos.
A água mantém todos os sistemas do corpo funcionando corretamente transportando nutrientes e oxigênio para as células, eliminando bactérias atraves da urina, ajudando na digestão, prevenção da constipação, normalizando a pressão arterial, na lubrificação de articulações e amortecimento protegendo órgãos e tecidos, regulando a temperatura corporal e mantendo o equilíbrio eletrolítico (sódio).
Seu cérebro é fortemente influenciado pelo seu estado de hidratação. Estudos mostram que mesmo a desidratação leve, como a perda de 1–3% do peso corporal, pode prejudicar muitos aspectos da função cerebral. Num estudo realizado em mulheres jovens, os investigadores descobriram que a perda de líquidos de 1,4% após o exercício prejudicou tanto o humor como a concentração. Também aumentou a frequência das dores de cabeça.
Outro estudo, descobriram que a perda de líquidos de 1,6% era prejudicial à memória de curto prazo em ambiente de trabalho e aumentava a sensação de ansiedade e fadiga. Isso pode ocorrer facilmente durante atividades diárias normais, muito mais durante exercícios ou altas temperaturas. Muitos outros estudos, com participantes que vão desde crianças até adultos mais velhos, mostraram que a desidratação leve pode prejudicar o humor, a memória e o desempenho cerebral. A desidratação leve (perda de líquidos de 1–3%) pode prejudicar os níveis de energia, prejudicar o humor e levar a grandes reduções na memória e no desempenho cerebral.
A desidratação pode provocar dores de cabeça e enxaqueca em alguns indivíduos. Uma pesquisa mostrou que a dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns de desidratação. Além do mais, alguns estudos mostraram que beber água pode ajudar a aliviar dores de cabeça em pessoas que sofrem de enxaqueca frequentes.
O aumento da ingestão de água parece diminuir o risco de formação de cálculos renais.
Quando você bebe grandes quantidades de água diariamente ajuda o sangue a transportar partes nutritivas do alimento digerido para partes relevantes do corpo, aumentando a circulação sanguínea e linfática, purificando, diluindo o sangue e também para combater a febre eliminando toxinas e resíduos através da pele e dos rins. Outras vantagens, mantem o corpo hidratado e alerta, transportando oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. Isso ajuda na absorção e utilização de vitaminas e minerais, uma vez que a maioria das enzimas digestivas requerem certos níveis de água para digestão.
UM ALERTA
O hipotálamo é a região do cérebro encarregada do monitoramento da saciedade. A vontade de se alimentar ou de beber água, por vezes, pode se confundir. A “sede” e um indicador de necessidade de água, ate um grande alerta de desidratacao em provaveis niveis moderados ou alarmantes. Porem, em algumas circunstancias, quando se está com “fome”, esse pode ser um indicador de que o seu corpo está com necessidade de água. Você deve obrigar-se a beber mais do que quando o corpo começa a te alertar.
ALGUNS CONSELHOS:
Beber muita água pode ajudá-lo a perder peso. Isso ocorre porque a água pode aumentar a saciedade antes de se alimentar e aumentar sua taxa metabólica.
Quanto mais líquido for colocado no estomago junto com as refeições, tanto mais difícil é para a digestão do alimento; pois a água precisa ser absorvida primeiro.
“Na saúde e na doença, a água pura é água, uma das mais excelentes bênçãos do céu”.
“Beba agua abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e a natureza em resistir à doença.”
O cérebro absorve uma mistura de ar, glicose (açúcar do sangue) e água. Confusão mental, falta de audição e irritabilidade podem ser consequências da falta de água.
ÁGUA – EXTERIORMENTE
Diz-se que a higiene corporal e a religião andam juntas. Por isso que um banho quente acalma os nervos e age como tranquilizante. Por outro lado, o banho frio atua como um tônico e age como estimulante.
Por que se deveriam ignorar os remédios de Deus?
ÁGUA ESPIRITUAL
- “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode ver o reino de Deus”. Joao 3:3
- “O Espírito de Cristo no coração é qual fonte de deserto, que ali corre para refrigerar a todos, despertando nas almas moribundas o anseio de beber da água da vida”.
- “Que o pecador arrependido fixe os olhos sobre o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, O contemplando e transformado. Cristo “nele é uma fonte a jorrar para a vida eterna”. Joao 4:14.
CONCLUSAO
Nossa maior necessidade: peçamos o derramamento da chuva celestial – o Espírito Santo – para que nos tornemos cristãos mais amáveis e mais dignos de amor!
CONTINUA…