4º REMEDIO: REPOUSO (PARTE 1)

“Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.” Genesis 2:1-3

O REPOUSO E ATIVIDADE

Médicos, atletas, filósofos, poetas, líderes religiosos e empresariais nos dizem a mesma coisa: o descanso é absolutamente essencial para uma vida equilibrada e saudável. No entanto, quando perguntamos às pessoas na cultura frenética de hoje se elas reservam intencionalmente um tempo para descansar, a maioria dirá que está muito ocupada. Menos ainda admitirão que não conseguem reservar qualquer tempo (12-24 horas) para descanso. Há muitas tarefas a serem realizadas, muitas demandas, muitas responsabilidades, muitas contas e uma urgência constante. Ninguém se dá ao luxo de perder tempo descansando no mundo atual, com a alta demanda por resultados no ambiente de trabalho.

Infelizmente, esse ritmo frenético está prejudicando nossa qualidade de vida. Estamos destruindo todos os aspectos do nosso ser (corpo, mente e alma). Há uma razão pela qual corremos mais rápido e trabalhamos mais, mas ainda assim ficamos para trás. Nossas vidas se tornaram muito cheias e desequilibradas. Em algum momento, ao longo do caminho, perdemos a prática essencial do descanso, especialmente o descanso focado em nossa saúde mental e espiritual.

Muitas pessoas vivem constantemente abaixo de seu potencial, porque violam os princípios básicos de saúde. Deixam de se permitir um repouso adequado e, consequentemente, estão sempre tensas. Embora o corpo tenha recursos para controlar a tensão, esses recursos se desgastam e sofrem esgotamento quando são forçados demais. Isso pode levar à irritabilidade, frustração, aborrecimento, preocupação, paranoia, má saúde, diminuição da expectativa de vida e podendo levar a hipertensão. A tensão e as doenças estão sempre à espreita.

BENEFICIOS:

  • Enquanto você dorme, sua pressão arterial diminui, permitindo que seu coração descanse e regulando sua pressão arterial. Cortar esse período de descanso pode resultar em níveis mais elevados de pressão arterial ao longo do dia, o que pode levar a doenças cardíacas entre outros.

  • Numerosos estudos associaram sono curto – dormir menos de 7 horas por noite – com um maior risco de ganho de peso e um índice de massa corporal (IMC) mais elevado. Uma análise de 2020 descobriu que adultos que dormiam menos de 7 horas por noite tinham um risco 41% maior de desenvolver obesidade. Enquanto isso, dormir mais não aumentou o risco. Acredita-se que o efeito do sono no ganho de peso seja afetado por vários fatores, incluindo hormônios e motivação para exercícios.

  • A privação de sono aumenta os níveis de grelina e diminui os níveis de leptina. A grelina é um hormônio que nos faz sentir fome, enquanto a leptina nos faz sentir saciados. Isso pode fazer com que sintamos mais fome e comamos demais. Isto é apoiado por vários estudos que demonstraram que indivíduos privados de sono têm maior apetite e tendem a comer mais calorias. Além do mais, para compensar a falta de energia, a privação de sono pode fazer com que você deseje alimentos com alto teor de açúcar e gordura, devido ao seu maior teor calórico.

  • Para piorar a situação, sentir-se cansado depois de uma noite de pouco sono pode deixá-lo desmotivado para ir à academia, dar uma caminhada ou fazer qualquer outra atividade física de que goste. Portanto, priorizar o sono pode sustentar um peso corporal saudável. Um sono de qualidade é essencial para um desempenho atlético ideal, pois fornece ao corpo energia e tempo para a reparação muscular. Sem descanso suficiente, os desafios físicos e mentais tornam-se mais difíceis de superar.

  • A falta de sono afeta funções cerebrais como concentração, produtividade e retenção de memória. O sono adequado permite que o cérebro processe as emoções, contribuindo para um humor mais positivo e uma melhor preparação emocional. Um bom sono pode maximizar as habilidades de resolução de problemas e melhorar a memória. Em contraste, o sono deficiente prejudicou a função cerebral e as habilidades de tomada de decisão.

  • Durante o sono profundo, os níveis de glicose no sangue caem, permitindo que o corpo responda de forma mais eficaz às necessidades das células e mantenha níveis equilibrados de açúcar no sangue. Estudos demonstraram que a privação do sono pode levar ao pré-diabetes em adultos saudáveis.

  • A falta crônica de sono pode alterar o funcionamento do sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a doenças devido a uma resposta imunológica enfraquecida. Nossas vidas são governadas por um ciclo diário de atividade e repouso. O sono é a forma mais comum de descanso, e é mais que um intervalo entre um dia e outro. O sono é medicina preventiva. As substâncias protetoras de nosso corpo, tais como as células da medula óssea, fonte de células-tronco hematopoiéticas, mieloides, linfoides, células reticulares. Todas essas células e os nódulos linfáticos que ajudam a repelir infecções, são produzidos em grande quantidade enquanto dormimos.

  • O sono desempenha um papel fundamental na regulação do nosso sistema nervoso central. Está particularmente envolvido nos sistemas de resposta ao estresse conhecidos como sistema nervoso simpático e eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). Sabe-se que a perda de sono, especialmente devido ao sono perturbado, ativa vias de sinalização inflamatória e leva a níveis mais elevados de marcadores indesejáveis ​​de inflamação, como interleucina-6 e proteína C reativa. Com o tempo, a inflamação crónica pode causar o desenvolvimento de muitas condições crónicas, incluindo obesidade, doenças cardíacas, certos tipos de cancro, doença de Alzheimer, depressão e diabetes tipo 2.

Mito do Sono: Uma hora antes da meia-noite vale duas depois da meia-noite?

Este mito do sono pode estar aludindo ao fato de que a maior parte do nosso sono profundo acontece no primeiro terço do período noturno de sono. Durante o sono, passamos por quatro fases diferentes do sono, incluindo o sono profundo. Embora o sono profundo seja o estágio mais restaurador do sono, todos os estágios do sono desempenham um papel vital para nos manter saudáveis ​​e funcionando da melhor forma.

Por isso, seria sensato recuperar a prática de descansar um dia por semana. Considere os benefícios de um descanso concentrado para seu corpo, mente e alma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

pt_BRPortuguese
Verificado por MonsterInsights